17 de setembro – Dia da Cozinha Italiana no Japão

“Que dia é hoje?” – Capítulo 46

O dia 17 de setembro foi determinado como o Dia da Cozinha Italiana no Japão, para divulgar os ingredientes e a culinária da Itália naquele país. O motivo da escolha é um goroawase (trocadilho numérico) um pouco curioso. 9 em japonês é “ku”. 1 é “ichi” (leia-se iti). 7 é “nana”, e pegamos só o “na”. Assim, juntamos os três números e temos 917 que é “kuichina”, que se parece com “cucina”, cozinha em italiano. (Obs.: Não fomos nós que inventamos.)

Se a culinária / gastronomia que segue uma linha japonesa se chama washoku (和食), também existe o yōshoku (洋食), que é a cultura alimentar / gastronomia influenciada pela cultura ocidental, sobretudo após a abertura do comércio japonês ao mundo, com a Restauração de Meiji, em 1868 (ou 1867, dependendo do ponto de vista).

Existe um termo chamado Wayō Setchū (和洋折衷), que, explicando de forma simplificada, seria a mistura ou a combinação do estilo japonês com o estilo ocidental, seja na arquitetura, nos trajes, na música, nas artes, língua, etc.

Na gastronomia, podemos trazer inicialmente exemplos como o anpan, que é a mistura entre o anko (doce de feijão azuki) com o pão ocidental; o nikujaga (carne-batata), que surgiu após a introdução do hábito de comer carne bovina; e os espaguetes com molhos no estilo japonês, como aquele à base de tarako (mentaiko), que são ovas salgadas de uma espécie de bacalhau.

O primeiro restaurante italiano do Japão teria sido o “Italia Ken”, inaugurado na província de Niigata, em 1880, pelo jovem cozinheiro italiano Pietro Milliore. O restaurante se transformou num hotel na década de 1960 e, atualmente, tem o nome de Ristorante Marco Polo, sendo o restaurante ocidental em atividade mais antigo do Japão.

Na Era Meiji, a pasta mais comum no Japão era o maccheroni (tubos curtos) e não as massas longas. Até a época da Segunda Guerra Mundial, as pastas eram importadas, sendo voltadas para as classes abastadas. A culinária italiana começou a se espalhar no Japão de fato no pós-Guerra, por meio de ex-militares italianos que se estabeleceram no Japão.

Muito se discute no Brasil quando o assunto é colocar ou não ketchup na pizza. Pois o Japão também tem um espaguete muito popular que pode deixar os italianos de cabelo em pé. É o “Naporitan”, que não tem nada a ver com o molho napolitano. É um macarrão temperado com ketchup, que teria sua origem no Hotel New Grand, de Yokohama.

O chef Shigetada Irie viu os militares americanos das Forças de Ocupação colocando ketchup na pasta, sem outros ingredientes. Assim, Irie adicionou alguns ingredientes e criou o que seria a base do que conhecemos hoje como Naporitan, porém utilizando molho de tomate. Posteriormente, esta receita foi sendo replicada, substituindo o molho de tomate por ketchup, bem mais acessível aos bolsos dos japoneses na época.

O grande boom de gastronomia italiana aconteceu na década de 1980 para 90, na época da Bolha Econômica no Japão. Nomes como risotto, bagna cauda, peperoncino (pasta alho e óleo), carpaccio e tiramisu foram se tornando palavras comuns no dia a dia dos japoneses, que estariam com “fome” de experimentar coisas luxuosas, devido ao aquecimento econômico.

A gastronomia italiana era conhecida como “Itameshi”, que seria um neologismo criado de Itália + meshi (arroz, refeição). Por ser uma palavra de fácil pronuncia para os japoneses, a adoção deste termo contribuiu para o sucesso da gastronomia italiana durante a bolha.

Há estudiosos que defendem que a comida italiana teve mais sucesso que a francesa, por exemplo, pois a pronúncia dos nomes dos pratos era mais fácil para os japoneses.

Destacamos também que o doce tiramisu fez grande sucesso em 1990, puxando a seguir uma lista de doces ocidentais que tiveram seu momento de boom no Japão, como o crème brulée (1991), tapioca (1992), nata de coco (1993), panna cotta, (1994) e assim por diante.

A cozinha italiana também faz muito sucesso nos mangás e animes. No mangá/anime Mister Ajikko, de 1986, o primeiro grande desafio culinário do protagonista Yoichi Ajiyoshi é contra o Chef Marui, encarregado pela Gastronomia Italiana na organização de Genjiro Murata, também conhecido como Ajioh (味皇, “Imperador do Sabor”).

O mangá/anime Jojo’s Bizarre Adventure, publicado no Brasil pela Panini, pode ser classificado como um mangá de ação, aventura, luta, horror, suspense, drama… O mangá tem várias partes e em cada parte há um protagonista diferente. Não é um mangá de “food battle”, mas na parte 4: “Diamond is Unbreakable”, há um arco marcante, com foco na cozinha italiana.

Para quem quiser um mangá que fique estritamente na gastronomia italiana, apresentamos “Bambino!”, de Tetsuji Sekiya, que começou a ser publicado em 2005. O autor chegou a trabalhar temporariamente em restaurantes italianos da região metropolitana de Tóquio, para buscar informações vivas para a sua obra.

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

20 de julho – Dia do Hambúrguer (Capítulo 4)

23 de julho – Dia do Tempura (Capítulo 6)

5 de agosto – Dia do Oyakodon (Capítulo 16)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies