Dia 13 de setembro é o Dia do Hokuto no ken!

“Hoje é dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 91

“Hokuto no ken”, também conhecido como “Fist of the North Star”, é um mangá de grande sucesso que foi publicado na revista Weekly Shonen Jump entre 1983 e 1988. A obra foi escrita pelo roteirista “Buronson” e desenhada pelo mangaká “Tetsuo Hara”. Foi publicado pela primeira vez no dia 13 de setembro de 1983. Assim, este dia foi reconhecido pela Japan Anniversary Association em 2018 como o “Dia do Hokuto no Ken”.

A história é ambientada num mundo pós-apocalíptico destruído por uma guerra nuclear, e onde vale a lei do mais forte. O leitor acompanha a jornada de Kenshiro, o sucessor da lendária arte assassina “Hokuto Shinken”.

O mangá trouxe vários conceitos que são referenciados ou parodiados até os dias de hoje na cultura pop. Por exemplo, os gritos “Hidebu”, “Abeshi” e “Tawaba”, antes dos personagens morrerem. Também disseminou o conceito de “Hikou” (秘孔), os “pontos vitais”. Muitas crianças imitavam os golpes fatais dos personagens nas escolas, em especial, o “Hokuto Hyakuretsuken”. Este golpe é tão imitado pelas crianças japonesas como o “Kamehameha”, de Dragon Ball; “Gatotsu”, do personagem Hajime Saito; de Rurouni Kenshin (Samurai X); “Leigan”, de Yu Yu Hakusho; “Rasengan”, de Naruto; etc.

Mas, com certeza, um dos elementos mais marcantes de Kenshiro é o seu bordão “Omae wa mou shindeiru” (お前はもう死んでいる), ou “Você já está morto”. Curiosamente, Kenshiro só diz esta frase uma vez no mangá original (5 vezes, se considerar as variações). A frase se popularizou mesmo por ter sido dita repetidas vezes no anime. O personagem Raoh também possui uma fala inesquecível para os japoneses, mas não comentaremos aqui para não dar spoilers para os atuais leitores brasileiros, pois o “Hokuto no ken” está sendo publicado no Brasil pela Editora JBC, desde julho de 2019.

“Hokuto no ken”, “Kinnikuman” e “Captain Tsubasa” (Super Campeões) são considerados os três pilares que sustentaram o sucesso da revista Weekly Shonen Jump da década de 1980, no Japão, embora muitas pessoas considerem que “Saint Seiya” (Os Cavaleiros do Zodíaco) deveria fazer parte da trinca.

No entanto, muitos brasileiros já consumiram produtos derivados do mangá, ainda na década de 1990. Em 1995, foi produzido um filme americano com o título “Fist of the North Star”, que foi traduzido como “O Guerreiro da Estrela Polar”, sendo exibido nas madrugadas da Rede Globo. Já os fãs dos videogames da SEGA devem se lembrar dos jogos “Black Belt” para Master System e “Last Battle” para o Mega Drive. Ambos foram lançados como jogos do “Hokuno no Ken”, no Japão.

O anime de “Hokuto no ken” começou em 1984 e continuou até 1988, gerando alguns OVA (“Original Video Anime”) posteriormente. E, se falamos de anime, não podemos esquecer dos Anison (Amime Song), as músicas tema que fazem parte do anime. “Ai wo Torimodose!!”, da banda Crystal King, é a primeira música de abertura de “Hokuto no ken”. Esta canção é lembrada tranquilamente em qualquer ranking histórico de Anison e ainda se classifica em altas posições, se especificarmos para “anison cantados em karaokê”. Certamente, muitos dos alunos já exclamaram: “YOU WA SHOCK!!”.

No dia 16 de julho de 2021, foi anunciado o lançamento do musical “Fist of the North Star – Hokuto no ken”, previsto para entrar em cartaz em Tóquio, em dezembro. O protagonista Kenshiro será interpretado pelo ator e dançarino Yusuke Onuki. O grande anúncio feito no “Dia do Hokuto no ken” de 2021 foi que as cantoras Ayaka Hirahara e May’n irão se revezar no papel de Yuria, a heroína da série.

 

Veja também nossos artigos anteriores:

28 de julho – Tsubasa Ozora (Capítulo 9)
3 de novembro – Rumiko Takahashi (Capítulo 74)
30 de novembro – Gegegeki (Capítulo 81)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media