2 de agosto é o Dia do Ouro e da Prata!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 88

2 de agosto de 1928 foi o dia em que atletas japoneses conquistaram a primeira medalha de ouro do país em Jogos Olímpicos e também a primeira medalha no feminino, sendo esta, de prata. Foi na Olimpíada de Amsterdã. Este dia é chamado de Kin-Gin no Hi (金銀の日), ou o Dia do Ouro (kin) e da Prata (gin, leia-se guin).

Kinue Hitomi (da província de Okayama) estava inscrita em todas as modalidades do atletismo, mas estava focada nos 100 metros rasos. Não conseguindo a classificação em sua especialidade, decidiu apostar as fichas nos 800 metros. Terminou a prova na segunda colocação, atrás da alemã Lina Radke. A primeira medalha de ouro do Japão no feminino veio 8 anos depois com Hideko Maehata (Wakayama), na natação, em Berlim 1936, como já contamos no nosso artigo sobre o Dia do Ganbare.

Mikio Oda (Hiroshima) foi campeão no salto triplo. Dias depois, em 8 de agosto, Yoshiyuki Tsuruta (Kagoshima) garantiu a segunda medalha de ouro do Japão na natação, nos 200 metros peito. Tsuruta ainda seria o primeiro japonês a conquistar o ouro em duas olimpíadas consecutivas, voltando a subir ao topo do pódio em Los Angeles 1932.

Quando a modalidade passou a ser praticada oficialmente no Japão, no Campeonato Japonês de Atletismo de 1918, o salto triplo era chamado de “Hop Step and Jump” (ホップステップアンドジャンプ), como no inglês. Por ser muito longo, os atletas chamavam a prova simplesmente como “Hosujyan” (ホスジャン). Em 1929, foi criada a palavra “sandantobi” (三段跳), literalmente “salto triplo”, e a modalidade é conhecida por este nome atualmente.

Após Oda, Chuhei Nambu (Hokkaido) e Naoto Tajima (Yamaguchi) também subiram no lugar mais alto do pódio pelo salto triplo. Por isso, há quem diga que este era o お家芸 (oieguei), ou “especialidade da casa” japonesa naquela época. Os atuais お家芸 do Japão seriam ginástica (体操, taisō), judô (柔道), luta estilo livre (レスリング, resuringu) e natação (競泳, kyōei).

A Olimpíada de Londres 2012 ficou marcada como um momento de grande decepção para o judô masculino, pois, pela primeira vez na história (desconsiderando 1980, quando 69 nações aliadas dos Estados Unidos, dentre elas o Japão, boicotaram os Jogos de Moscou), o Japão não conquistou nenhuma medalha de ouro, em nenhuma categoria. Apenas a judoca Kaori Matsumoto alcançou o ouro na modalidade naquele ano. O judô masculino se reergueu sob o comando do jovem técnico Kōsei Inoue, medalhista de ouro em Sydney 2000, que assumiu o cargo logo após o fracasso na Inglaterra.

A equipe japonesa de judô (masculino e feminino) fez jus ao termo “oieguei” em Tóquio 2020 (realizado em 2021 devido à pandemia do Covid-19), conquistando 12 medalhas no judô, sendo 9 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, apresentando o melhor desempenho do Japão neste esporte olímpico.

Saindo um pouco do esporte, ao falar em kin e gin, os japoneses com mais de 30 anos podem se lembrar das irmãs gêmeas conhecidas como “Kinsan Ginsan”. Elas foram símbolo de longevidade e vitalidade com mais de 100 anos. Viveram quatro eras: Meiji, Taisho, Shōwa e Heisei, falecendo no início deste século, respectivamente aos 107 e 108 anos.

Outros pares “ouro” e “prata” que são lembrados pelos japoneses são: os templos Kinkakuji (Pavilhão de Ouro) e Ginkakuji (Pavilhão Prateado), ambos em Quioto; o jogo Pokémon Gold & Silver, que foram lançados em 1999 para o videogame portátil Game Boy Color e traz a segunda geração dos Pokémon; as peças do jogo de tabuleiro Shōgi: Kinshō (General de Ouro) e Ginshō (General de Prata); e Kinkaku e Ginkaku, personagens do romance mitológico chinês conhecido no Japão como Saiyūki (西遊記, “Jornada ao Oeste”). Os arcos iniciais de “Dragon Ball”, grande sucesso dos mangás e animes, é baseado no Saiyūki.

 

Veja também nossos artigos anteriores:

11 de Agosto – Dia do Ganbare (Capítulo 21)
24 de Setembro – Maratona Olímpica Feminina (Capítulo 51)
23 de Outubro – Bruxas do Oriente (Capítulo 69)
17 de Novembro – Shogi (Capítulo 79)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies