25 de julho é o Dia do Kakigōri no Japão!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 86

O Kakigōri (かき氷) é a raspadinha de gelo no estilo japonês, adoçado com xaropes coloridos como morango (vermelho), limão (amarelo), melão (verde), o “Blue Hawaii” (azul, em alusão ao cocktail havaiano de mesmo nome), e muitos outros. Eventualmente se adiciona “toppings” como leite condensado, frutas fatiadas, feijão azuki, etc.

É considerado um dos alimentos mais procurados nas lojinhas a céu aberto das festividades de verão, junto com o algodão doce, takoyaki e yakisoba. Quando é consumido em cafeterias ou restaurantes, muitas vezes é chamado de “frappé”.

O dia 25 de julho tornou-se o dia do Kakigōri por dois motivos. O primeiro é um  goroawase (語呂合わせ), ou seja, um trocadilho numérico de “natsugōri” (gelo de verão), pois 7 em japonês pode ser dito como “nana”, o “tsu” seria o “two” (2) do inglês, e “go” é o 5. Juntando os três números na ordem japonesa, temos mês 7, dia 25. O outro motivo é que no dia 25/07/1933 foi registrada a maior temperatura do Japão, na municipalidade de Yamagata: 40,8ºC. (Marca superada em 2007.)

Sei Shonagon já cita o Kakigōri em あてなるもの ou “Coisas que exalam requinte” (na tradução da Editora 34), texto 39 de sua célebre obra “O livro do travesseiro”, escrita por volta de 996 d.C.

Mao Asada é uma ex-patinadora artística (no gelo) e uma das esportistas mais queridas do Japão. No programa “Gretel no Kamado”, da rede japonesa NHK, foi apresentado que sua comida predileta é o Kakigōri, mostrando que sua afinidade com o gelo vai além das pistas de patinação.

Quando se come Kakigōri, há o risco de ter o “Ice Cream Zutsuu” (アイスクリーム頭痛), ou a “dor de cabeça por estímulo gelado” ou, popularmente, a “cefaleia do sorvete”. Porém, se o Kakigōri é feito de água natural (tennensui, 天然水), não acontece a dor de cabeça.

Isso acontece porque o Kakigōri feito de gelo natural não possui impurezas, e pode ser servido à -4ºC. Já o Kakigōri feito de água de torneira (que no Japão costuma ser potável) deve ser servido à temperatura de -10ºC, causando a dor de cabeça.

Desde tempos antigos, o Japão produziu gelo no rigoroso inverno, e armazenava nos Himuro (氷室, casa de gelo), para poder utilizar o gelo no verão.

 

Veja também nossos artigos anteriores:

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies